sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A pureza de uma boa cachimbada - Filtros - Parte 2



Por fim, chegamos ao ponto onde a capacidade criativa e inventiva do ser humano, ou seja, a porção MacGyver de cada um, se manifesta da maneira mais pura: As soluções caseiras, baseadas em experimentações de cachimbeiros buscando uma solução mais eficiente, ou, no caso, mais econômica.

A primeira que tomei conhecimento foi desenvolvida, até onde sei, pelo confrade Ananias, que publicou até um tutorial bastante explicativo sobre como usar papel de filtro de café, um material neutro e acessível, que resultou numa solução ao alcance de todos e bastante funcional, podendo ser trocada a cada fumada sem prejuízo do bolso. O filtro costuma ficar bastante úmido nesse sistema.

Cabe ainda citar o uso de carvão ativado, que pode ser adquirido em lojas de aquários. Essa solução soube através do confrade Múcio, que recomendava o uso no fundo do fornilho. É uma solução que funciona muito bem em reter resíduos, mas dependendo da quantidade utilizada, dificulta a retirada de cinzas mais para o fim do fornilho, podendo vir abaixo o que resta do tabaco não consumido.

Essa solução é obrigatória em cachimbos de porcelana e calabashs, para se evitar que resíduos entrem na câmara interna, abaixo do fornilho, dificultado a limpeza.

E finalmente, eu mesmo, depois de alguns experimentos, cheguei a uma solução mista que tenho utilizado como padrão, e que por sinal tem funcionado muito bem, mesmo com tabacos muito úmidos, e que agora gostaria de compartilhar com os outros confrades cachimbeiros.

Tinha passado a usar soluções variadas, as vezes usava filtros comprados, outras vezes os de papel e também o carvão, mas comecei meio sem querer, atiçado pela curiosidade, a ir de encontro a uma solução diferente. Analizando um filtro comum de 9 mm, busquei uma maneira de aproveitar alguma parte da extrutura. Ao abrir um deles, se verifica que a peça não tem muitos segredos, um recheio de carvão ativado, envolvido por um tubo de papel grosso, tendo numa extremidade uma peça plástica e na outra uma em porcelana resistente ao calor vindo diretamente do fornilho.

Pois bem, foi justamente essa última peça acabou se tornando o coringa da minha solução. Sendo um material altamente resistente ao calor, resolvi aquecer a peça diretamente sobre o fogo, por curiosidade de ver como ela resistiria.

Pra minha surpresa, a peça que estava escura, foi ficando ainda mais escura, e depois de pouco tempo, foi retornando ao estado original, totalmente branca, sem qualquer vestígio de qualquer tabaco que tivesse passado por ela. Ou seja, a peça ficou novinha em folha, e totalmente esterilizada.

Parecia promissor, pensei. Depois de matutar um pouco, cheguei a uma solução para reutilizar a peça, envolvendo a peça com o papel de filtro de café, formando um pequeno canudo com a peça no centro, ficando da mesma espessura que o filtro de 9 mm.

Comecei a usar no dia a dia e os resultados foram excelentes, pois a peça em cerâmica propicia um fluxo contínuo através dos furos, além de absorver parte da umidade, e o papel complementa a absorção na medida que envolve e reveste o interior da piteira. Essa solução tem funcionado tão bem que normalmente após um fornilho inteiro, retiro o filtro numa humidade bastante baixa, sem toda aquela gosma que normalmente se forma.

Se for do gosto do cachimbeiro, nada impede de se colocar, por exemplo, dois filtros cerâmicos. A vantagem é que a peça não tem um número máximo de utilizações, basta usar um arame fino, passar pelo furo da cerâmica e deixar sobre a chama do fogão por um momento, e está pronta pra mais uma cachimbada!

E para os cachimbeiros preocupados com uma filtragem mais eficiente das substâncias resultantes da queima, indico ainda um complemento nesta solução, colocando no fundo da piteira, antes do novo filtro, um pedaço de filtro de feltro (1 cm é suficiente), dos que se encontra em casas de fumo, utilizado para cigarros artesanais, que vai complementar a retenção muito bem.

Espero que tenham gostado, apesar da postagem longa. Farei uma nova postagem com fotos descrevendo o método, mas quem se dispor, recomendo já ir testando, pois acredito que vá gostar bastante dele.

Nenhum comentário: