sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Corn Cob Pipe Museum


A foto acima é de parte do acervo do Corn Cob Pipe Museum, em Washington, Missouri, terra da Missouri Meerschaum Company, a maior fábrica de corn cobs pipes, ou cachimbos de sabugo de milho, do mundo.

Vale a pena saber um pouco mais sobre sua história.

A empreitada teve início em 1869, quando um imigrante holandês de nome Henry Tibbe, marceneiro de profissão, produziu seu primeiro cachimbo feito de sabugo de milho. Um fazendeiro pediu a ele que fizesse mais alguns, gostou muito, e o Sr. Henry passou a vender os corn cobs em sua loja.

Em pouco tempo trabalhava mais com os corn cobs do que com madeira. E em 1907 a H. Tibbe & Son Company tornou-se a Missouri Meerschaum Company.

No começo o sabugo de milho disponível cumpria bem com a função, mas atualmente a fábrica usa uma variedade especial de milho, desenvolvida pela Universidade do Missouri, a qual produz sabugos grandes e resistentes, mais de acordo com seu destino. Esse milho é cultivado em uma área própria de 140 acres, de fundos para o Rio Missouri.

Após colhidos, os sabugos desse milho especial precisam descansar por um período de 1 ano a 2, até que estejam devidamente secos e curados.

A produção do corn cob pipe não se alterou muito com o passar dos anos, ainda exige um bom tanto de trabalho manual, sendo que algumas etapas passaram a usar máquinas adaptadas.

Atualmente a fábrica possui 50 empregados, que produzem em torno de 5.000 corn cobs por dia.

Enquanto não podemos conhecer pessoalmente, vale dar uma olhada nessa galeria, com fotos do acervo do museu.


Fonte: Missouri Meerschaum Company

Nenhum comentário: