sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A pureza de uma boa cachimbada - Filtros - Parte 1


Como é sabido, uma boa cachimbada depende de diversos fatores, desde um bom cachimbo, feito de um bom material, de preferência o mais neutro possível, passando pelo tabaco de boa qualidade, e é claro, sem esquecer da habilidade do "operador" do cachimbo, que longe de ser natural, é adquirida e aprimorada a medida que o tempo passa.

Abro mão de falar sobre os tabacos e a habilidade neste post, talvez em outra oportunidade. No que tange ao cachimbo em si, neste post vou abordar apenas uma pequena parte do todo, os filtros, tanto os existentes comercialmente, como os alternativos.

O filtro é um componente opcional, muitos inclusive abrem mão dele, sendo que há cachimbos de qualidade e renome que sequer dispõe desse acessório.

Nessa minha jornada de cachimbeiro em formação, na qual me considero ainda num estado bastante primário, tenho sentido cada vez mais a necessidade de obter o quanto possível, uma fumada o mais pura e livre de influências estranhas à alma do tabaco escolhido.

Isso, deixo claro, em relação aos tabacos importados, devido ao seu custo, e em alguns casos, pela impossibilidade futura de voltar a provar aquele mesmo tabaco, que já não se encontra mais em produção.

Essa busca tem relação direta com o sistema de filtros utilizado, que para mim não tem necessariamente a obrigação de servir como filtro de substâncias nocivas, o que até pode influenciar um pouco no sabor, mas principalmente de proporcionar uma fumada mais seca (que também depende do fator ritmo) e de impedir a passagem de resíduos e cinzas, o que me incomoda as vezes pois costumo ir até o fim do fornilho.

Temos diversas opções de filtros disponíveis no mercado, e é raro um cachimbeiro com um pouco de experiência que já não conheça ou tenha passado por todas, basicamente pela aquisição gradual de cachimbos, dos mais simples para os mais sofisticados. É o meu caso também.

Inicialmente usei o condensador de alumínio, o qual faz muito tempo que não uso, e sinceramente não me agradou nem um pouco, acho encômodo, tanto em sua eficiência quanto em sua limpeza.

Depois, o famoso filtro de carvão ativado de 9 mm, uma boa solução, principalmente se o cachimbeiro faz questão de uma filtragem eficiente de substâncias. Entretanto, caso se adote a troca frequente, torna-se uma solução relativamente dispendiosa, afinal, com o valor gasto em 8 filtros 9 mm se
compra um tabaco nacional, e a meu ver, essa troca teria que ser feita, no máximo, a cada duas ou três fumadas, usando o mesmo tabaco, sob pena de haver um comprometimento do sabor.

Temos também os filtros de 6mm, que não tem muito segredo, já que são basicamente feitos de papel absorvente enrolado, confesso que nunca usei.

A solução com madeira de balsa é bastante econômica, já que se encontra facilmente à venda em lojas de aeromodelismo, e também bastante flexível, já que pode ser adaptada para qualquer espessura.


Continua...

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, gostaria de trocar algumas peças de minha coleção pode me indicar pessoas que tenham interesse?
Grato
salvador
11994336000

mdrabecki disse...

Olá amigo,
Tente contato nas comunidades do facebook, sugiro a Ordem do Cachimbo.